Museu Visconde de Guarapuava no Paraná

O orgulho guarapuavano! Assim eu senti que as pessoas da cidade de Guarapuava(Paraná) se sentiam quando falavam do local. O clima é agradável e posso dizer também que é uma das cidades mais frias do Brasil dae! (com sotaque do lugar kkk) .Na última quinta-feira acordei com a sensação térmica de 4 graus (grrrrr!) e ainda nem é inverno minha gente! As botas, luvas, casacos e lenços fazem parte do quotidiano deles (sim isso é raridade para mim que nasci no Amazonas onde o calor é intenso ;-).Tive pouco tempo para conhecer Guarapuava, pois o objetivo da minha viagem foi participar do Encontro Nacional de História da Mídia representando a empresa onde eu trabalho. Entretanto deu tempo de visitar o Museu Municipal Visconde de Guarapuava(quem acompanha o blog sabe que eu a-m-o conhecer Museus).No local há vários móveis e peças do final do século XIX, além de um canhão. O piso não é original, nem algumas paredes. Também há uma área nos fundos do casarão, onde ficava a senzala.

Uma das coisas que aprendi foi que Guarapuava está completando 201 anos este ano. Entretanto um taxista da cidade me informou que há conflito de datas porque lá também é comemorado outro aniversário. E agora? kkk Vou divulgar somente esta que acredito ser a oficial.

História

O local é um casarão, que foi construído por escravos em 1841. Nele, morou Antonio de Sá Camargo, popularmente conhecido como Visconde de Guarapuava.

A história de Guarapuava começou quando a Comitiva Real explorou alguns campos da região. Na época um padre celebrou para os índios que já moravam no local a primeira missa. O índio Antonio José Pahy marcou a história pela sua contribuição por meio de trabalhos de tradução nas aulas de catequese e aprendizagem.

Guarapuava é uma cidade bem simples. Possui aeroporto (como informou o João Alves nos comentários) e recebe muito bem os visitantes. Recomendo o passeio a todos que queiram conhecer o Paraná!

Serviço

O Museu está localizado a frente da praça 9 de dezembro, número 288, Centro. A entrada é gratuita.

Guarapuava fica a 247 km de Curitiba.  A passagem de ônibus custa em média 50 reais. (ah, e os ônibus são mega confortáveis).

P.S: Breve vou divulgar o link das fotos no Facebook do Prestenção.

Gostaram?

Publicado em maio 4, 2011, em Paraná e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. gabriela felchak siqueira

    oi sou a gabriela da ESCOLA ABILIO FABRICIANO DE OLIVEIRA, estou na 4ºserie a.
    Fui no MUSEU VISCONDE DE GUARAPUAVA, no dia 3/06 e gostei muito chegando na escola a professora falou para fazer uma frase sobre o que aprendemos, e escrevi assim:
    La nós vimos muitas coisas antigas e também aprendemos que ANTONIO DE SÁ CAMARGO, é o VISCONDE DE GUARAPUAVA

  2. Que demais Gabriela, eu adoro sua cidade! Obrigada pela visita aqui no meu blog! Bons estudos aí! ;-)

  3. Claro que tem aeroporto, muda ai essa informação. Presta atenção!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

