O servidor não pode exibir esta pagina!

Ocorreu uma “chuva” de reclamações quando bloquearam  o orkut na Ufam! (adoro usar hiperboles). Os alunos reclamavam porque desde o dia 11 de julho não havia como acessar o site de relacionamento mais pop de todos os tempos.

Hoje eu fui fazer uma matéria para a disciplina de Telejornalismo e a pauta era o bloqueio do orkut e a diminuição nas filas dos laboratórios de informática da Ufam. Entrevistei a diretora do CPD, Cilene Chagas, que executou essa ação depois que o reitor solicitou. Os motivos foram:

*O orkut consumia 80% da rede.

* A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que não é só da Ufam não suportava. É também do Inpa, Cefet e UEA.

*A quantidade de vírus que era instalada nos computadores da instituição era extrema.

*Os chefes de laboratórios e diretores de unidades já solicitavam o bloqueio há muito tempo.

Até aquela data o orkut era o site mais acessado. Em segundo lugar estava o site da própria Ufam, do CNPq e Capes. O reitor teve acesso às pesquisas realizadas pelo CPD da Ufam e decidiu bloquear completamente o orkut. A Ufam é uma instituição de ensino então os sites mais acessados deveriam ser de organizações de pesquisa científica.

A instituição possui 6 mil computadores e todos estão bloqueados. Sempre que algo aluno descobre um atalho para acessar o orkut os analistas de rede do CPD estudam formas de bloqueá-lo.

Foi uma atitude boa com relação à manutenção dos equipamentos da Ufam. Diminuiram o número de computadores com vírus por causa do orkut. Houve também diminuição extrema no número de pessoas que utilizam os laboratórios de informática. Agora só são permitidas pesquisas para trabalhos e acesso ao e-mail.

Mas há uma novidade. A RNP está avaliando uma ampliação da sua rede para 2009. Dessa forma a diretora do CPD não descarta a possiblidade do orkut ser desbloqueado, pois assim a rede vai crescer e haverá espaço para ele.

Seria um bom tema de monografia: Como o orkut influencia nas atividades de instituição de ensino superior. Material é o que não falta!

Anúncios

6 comentários

  1. gostei mto desse resumo de materia. estava lendo e ja estava imaginando vc apresentando um jornal, legal né??
    interessante esse negocio de bloquear o orkut, axu mto chato isso tbm apesar de eu naum estudar na ufam. no trabalho da minha mãe tbm eh bloqueado esses sites “inuteis”.

    Bjus

    Curtir

  2. É chato descobrir essa pesquisa do pessoal da CPD,
    coisa que, afinal, todos sabiam.

    Mas é chato também usar o AUTORITARISMO para resolver os problemas. Melhor seria vir da reitoria uma política de educaçao eficiente que faça os estudantes universitários compreenderem o usufruto da informaçao por meios dos computadores da universidade, patrimonio público.

    E o bloqueio do Youtube, também fico sem entender.

    Abraço

    Curtir

  3. Quem kiser ke acesse de casa ou da lan house!!!
    Lá na FES a gente precisava fazer trabalho urgente e sempre tinha gente passando o tempo no orkut, isso atrasava o horário de reunião da equipe pra trabalho no labratório.
    Assim ficou ótimo!!!
    bJÃO Ana

    Curtir

  4. Também gostei muito desse texto, Aninha. Conocordo plenamente com este trecho: “A Ufam é uma instituição de ensino então os sites mais acessados deveriam ser de organizações de pesquisa científica.” Penso até que deveria continuar bloqueado mesmo se houvesse espaço pra ele na rede, pois do contrário, fatalmente voltarão casos como o max citou em que pessoas que realmente precisam do laboratório para fazer trabalhos e pesquisas, perdem tempo esperando alguém que está mandando recados no orkut desocupar o computador.
    Bjão, querida!!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s