Por que você fala?

A Linguística está mais presente na vida das pessoas do que elas imaginam. Por que falamos? O homem de hoje pode falar porque isso foi possibilitado a ele biologicamente. O homem primitivo produzia “grunidos” porque não tinha essa “faculdade” assim como outros animais.

Deixando conflitos religiosos de lado, a linguagem, que é uma forma de comunicação, foi evoluindo. Saímos da linguagem não-verbal e começamos a estabelecer símbolos que formavam os códigos. Os primeiros estudiosos da linguagem foram os gregos, leia-se Platão. Em sua obra denominada “Crátilo” ele apresentou a primeira discussão sobre o que é a linguagem. A obra é um ícone da história da Linguística. Os personagens desse ensaio são Crátilo, Hermógenes e Sócrates.

Para os curiosos em saber o por quê da fala, a origem das palavras e das línguas é preciso ler a história da Linguística. É fantástico ler como ocorreu o processo de evolução da linguagem. Mais fantástico é informá-los de que o processo ainda não terminou!

A Linguística ainda tem muito para explorar. Sabia que ainda não há um estudo cronológico sobre o surgimento das diversas línguas no mundo?

Hoje a comunicação é rápida devido a evolução a linguagem. Para se ter uma idéia de como o homem primitivo se comunicava basta jogar “Imagem e ação”, que é um jogo de mímica. Para se transmitir a mais simples informação de uma palavra é uma dificuldade. Como seria se comunicar assim o tempo todo?

Hoje falamos rápido, misturamos gírias, dialetos e idiomas. Enviamos mensagens, fotos e vídeos pelo telefone celular ou computador. A mensagem que o homem primitivo demoraria dias ou meses para receber, o homem atual recebe em dois segundos. Definitivamente a Linguística está na história da evolução da comunicação humana.

Historia est magistra vitae ( Do latim: A história é a mestra da vida)

Este artigo foi uma análise desta uma humilde jornalista e graduanda em Letras….

Cheers!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s