Resenha: As independências na América Latina

O historiador e jornalista argentino Leon Pomer analisa como ocorreu a independência na América Latina. Ele usa uma linguagem bem simples e direta para explicar os fatos complicados da história do mundo, pois ele contextualiza o que ocorreu na América na época da independência norte-americana e da Revolução Francesa.

A obra apresenta resumidamente como era a discriminação e a disputa entre índios, escravos, criollos (espanhóis americanos) e americanos. Ele conta algumas curiosidades, como por exemplo, de que o Haiti foi a primeira colônia da América Latina a se tornar independente. Isso ocorreu no dia 1 de janeiro de 1804 e a abolição da escravidão foi no dia 29 de agosto de 1793.

Esse pioneirismo revolucionário foi possível porque o Haiti fazia parte de São Domingo (Saint Domingue), que durante muito tempo também foi colônia da França. Após a Revolução Francesa foi realizada, em Paris, a Société des Amis des Noirs, onde deveriam participar representantes de todas as colônias para a conscientização dos seus ideais.

O historiador Leon Pomer explica esses e outros fatos históricos no estilo do grande escritor brasileiro Machado de Assis. Ele “conversa com o leitor” em todos os capítulos!

A obra faz parte da coleção “Tudo é história” da Editora Brasiliense. É uma boa dica para entender o motivo de vários conflitos da atualidade.

Anúncios

Um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s