Ondas do rádio

Caríssimos, uma das coisas que mais me surpreendeu nos meus primeiros dias de “mochileira”, no meio da Amazônia, foram as rádios. Em alguns locais é possível encontrar um paradoxo: ondas de rádio FM da Colômbia e, as vezes, nenhuma frequência de qualquer FM do mundo!

Eu viajei pela região dos municípios de Itacoatiara, Boa Vista do Ramos e Barreirinha. Em determinado momento da viagem consegui conectar com uma rádio de frequência 98.3 e o idioma falado era o espanhol.

O programa da rádio era transmitido diretamente de Bogota, Colômbia. Entretanto, a frequência foi perdida antes que eles anunciassem o nome da rádio. O fato é que as ondas dessa rádio eram tão boas que tinham alcance em municípios tão próximos da fronteira do Amazonas com o Pará!

Outra destaque é a rádio de Itacoatiara, a Panorama. Quero parabenizar todos os locutores que fazem um belo trabalho! Eles anunciam todos os dias os recados que os comunitários mandam um para o outro. É uma espécie de twitter pela rádio porque todas as pessoas que estão ouvindo tambén são  informadas da mensagem que, teoricamente, seria pessoal.

É recado do tipo: ” Dona Maria, o senhor José mandou avisar que a sua encomenda já chegou no barco Fulano de tal” ou ” Senhor João, a dona Menina não vai poder pagar a dívida porque ainda não recebeu a aposentadoria”.

Peculiaridades da programação de rádio em plena Amazônia!! Em breve, vou divulgar mais informações e fotos da nossa região.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s