O Brasil merece respeito!

Graças ao twitter e outras redes sociais, hoje, podemos acompanhar tudo o que ocorre no mundo e também saber sobre o que falam a nosso respeito. O fato é que a rede social é um local onde se “fala”, mas também se “ouve” (mesma contra vontade).

Ontem, 10 de março, houve muita confusão no twitter por causa dos comentários do ex-estudante de Relações Públicas de Minas Gerais ( http://www.twitter.com/lucasdornelass ). Ele questionou ao http://www.twitter.com/HugoGloss porque haveria show do grupo Black Eyed Peas em Manaus: “RT @lucasdornelass: @HugoGloss EM MANAUS QUE LOGICA TEM ISSO, BH É MTO MAIS IMPORTANTE!”

Em seguida muitos manauenses ou pessoas que já moraram em Manaus começaram a enviar questionamentos ao estudante sobre o porquê de seu comentário. Entre as respostas dele que mais causaram conflitos está:

“Boa Noite… vou dormi imaginando o desenvolvimento de Manaus com show do BEP no coreto da praça e os índios cantando I gotta feelin’ ” A frase do estudante motivou tantas críticas, que o termo “Manaus”, no campo de busca do Tweetdeck mostrava as tantas respostas das pessoas acerca deste comentário. Exemplos:

RT @jorgeannynl: @lucasdornelass não entendi como preconceito, mas sim como falta de respeito! vc nem conhece pra fazer comparação!

RT @mari_paraguassu: @lucasdornelass não foi preconceituoso? os índios por acaso não podem gostar de Black Eyed Peas? por quê?

RT @gohmenezes: RT @mari_paraguassu: .@lucasdornelass BH é um lugar tão lindo, pena que tenha pessoas como vc! Quanta ignorância!

RT @MatheusDias: Uma guerra entre manauaras e belo horizontinos. @north_farias x @lucasdornelass , quem leva a melhor ? o.O

RT @evyoneal: @lucasdornelass não acho q estás errado, BH é realmente mais desenvolvida, só fostes infeliz na escolha do comentário ;D

RT @hamiltonazvdojr: por isso q o tal @lucasdornelass é EX aluno de Rel Publicas…n sabe nem se relacionar on-line…

RT @jorgeannynl: quanta gente ignorante ( @lucasdornelass ) q só acha que índio tem no Amazonas! Olha lá o que vc vai marcar no vestibular em Hist do Brasil

RT @apedralho: @lucasdornelass morei 17 anos em BH e moro há 10 em Manaus. Comparar cidades é perda de tempo… Vc gosta como os cariocas falam de BH?

RT @sergiofreire : Você que não gosta de Manaus, siga o @lucasdornelass.

Uma das respostas do estudante: “Povo manauense continuem sua revolta que se bobia ate entro no TT hahahahahhaha. vou deitar mesmo! só aprendam a interpretar!”

Após receber tantas críticas, o estudante negou ter falando algo ruim de Manaus e que apenas estava expressando sua opinião. Infelizmente, houveram muitos comentários de baixo nível contra ele também.

Ao final do dialogo com os manauenses que estavam online, o estudante enviou este tweet: “@camilaba @mari_paraguassu Lamento que vcs queiram entender como preconcerito o fato de desenvolvimento.. Não falei mau de ngm de Manaus ”

O que precisamos é de respeito! Respeito por Manaus, Acre. Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro..enfim, respeito pelo país onde moramos. Apesar de tudo ainda acredito que um dia isso será realidade.

Antes deste dia será preciso haver investimento nas questões básicas (saúde, educação,segurança) de todas as regões do Brasil. Aquelas que ainda não estiverem bem assistidas nessas questões, que pelo menos não sejam alvo de comentários indevidos.

Todas as informações divulgadas aqui estão disponíveis no twitter Todas as citações foram copiadas na íntegra. Assim como todas estão em uma uma rede social, que é de livre acesso.

Anúncios

24 comentários

  1. obrigada pela divulgação do desentendimento que tivemos ontem!!!!

    recado ao Lucas ou para quem desejar ler!!!!

    Pois é… de uma leitura do twitter do @lucasdornelass, persebe-se que só existe índio em Manaus… que em BH não existe índio… e que os índios de Manaus não podem gostar de BEP (Black Eyed Peas)!!!!

    ahhhhhh mas existe índio sim em BH… http://www.revistaviverbrasil.com.br/materia_01.php?edicao_sessao_id=429 e alguns deles fazem faculdade na Universidade Federal! será que ele tbm tem preconceito quanto a isso??? quanto ao fato dos índios de BH cursarem faculdade e ele ainda estar tentando passar no vestibular de Medicina???!!! (em Manaus os índios tbm vão pra faculdade… e não temos nada contra isso)

    eu não entendi a revolta dele… não temos culpa se a cidade menos desenvolvida vai ter o show de BEP e a dele não terá!!!!!

    Não culpe os índios ou a nossa cidadezinha subdesenvolvida pelo fato de vc Lucas Dornelass ter que viajar pra ver o show do BEP em outra cidade!

    cuidado com o que vai marcar na prova de História do Brasil no vestibular!!!!

    “Vem Forte Que Eu Sou Do Norte”

    Curtir

  2. Sinto isso quando falam que Brasília só tem corrupto, fazendo uma alusão a política e generalizando os brasilienses.. Esse tipo de coisa ofende e deixa claro a ignorância sobre a população, seja de Brasília, Manaus, Goiânia, qualquer lugar.

    Curtir

  3. até parece né rafaela moura que corrupto só tem em Brasília!!!!!! gente ignorante que fala isso pra vc…

    os corruptos estão em todos os Estados… e o pior é que continuamos votando neles!

    😉

    Curtir

  4. acho que as pessoas não devem ter uma mente limitada, fechada apenas para idéias e conceitos superficiais. foi o caso do Lucas, ter julgado uma cidade sem conhece-la.

    Curtir

  5. Bem, independente de preconceito ou não… BEP vai se apresentar aqui. Esse rapaz de sotaque carregado vai ter que sair de BH se estiver afim de assistir ao Show. Vem pra Manaus, os “tacapes” vao te receber de uma maneira bem agradável.

    BEP
    Manaus 1 x 0 BH

    Curtir

  6. Manda ele vir pra manaus que não aguenta um dia de calor! hahaha

    Gente, eh muito fundo de quintal ficar brigando por causa de show de black eyed peas. O show não vai ajudar em desenvolvimento algum, a não ser no bolso dos organizadores do evento!

    E outra, aqui em Manaus tem o maior rio do mundo, encontro das aguas, floresta amazônica, arara, macaco, tucumã, bicho-preguiça, whatever… coisa que o pessoal do BEP nunca vai ver no pais deles. E em BH eles vao ver o que? Prédio? Engarrafamento? (tem aqui tbm) Burger king? Isso tudo tem nos eua mano, tem graça não pra eles.

    Perdoe-nos pelos artistas que gostam de vir pra amazônia em vez de grandes metrópoles do sul, não é culpa nossa, mas agente aproveita! 😉

    Curtir

  7. Sabem o que mais me choca? a péssima qualidade do português do moço. ele é praticamente analfabeto, gente! Não sabe a diferença de “mau” e “mal”, sua ortografia tem erros primários.
    Manaus é uma cidade linda, que merece todo o respeito – como todas…
    Horrível ver brasileiros falando mal do Brasil.

    Curtir

  8. Ó céus… Perdi esse debate tão interessante… Alguém deveria avisar para esse rapaz que são os artistas e seus produtores que decidem ou não ir a algum lugar fazer shows… Se ele acha que BH merece mais, que monte uma produtora e pague mais pelo show do BEP, dos Scorpions, Iron Maiden, Nightwish.. Enfim.
    O que entristece nesses comentários ignorantes é justamente o desconhecimento que o próprio brasileiro ostenta dos estados de seu País. Alguém precisa avisá-lo que ele provavelmente assiste Big Brother em uma TV produzida aqui. Se ele possui uma motocicleta, é quase certo que foram os “índios” que a produziram. E digo mais: se desenvolvimento tem a ver com cultura, nota zero para o desenvolvimento de BH e para o MEIO curso de RRPP que ele abandonou. Não deve ter sido aprovado na disciplina Realidade Sócio Econômica e Política do Brasil.

    Curtir

  9. Ai cara… Eu lembro que esse tipo de desentendimento acontecia muito nos primórdios das mídias sociais. Tempos de orkut como a principal mídia social… Traduzindo, isso é coisa de criança/adolescente e não de um que se diz ex-universitário de Relações Públicas…
    Esse tipo de briguinha boba e pré-conceito entre cidades/estados é tão mesquinho.
    Quando pudermos lembrar que a riqueza do nosso país é o que torna ele tão importante e diferencial, não teremos mais esse tipo de bobagem/asneira de criança mimada que resolveu reclamar porque a banda x ou y vai apresentar-se no estado tal e não em outro.

    Curtir

  10. é… os brasileiros precisam mesmo ser mais patriotas, ter mais orgulho de seu país, independentemente de Estado ou cidade, todos fazemos parte de um mesmo Brasil. Pena q muitos ainda achem q o Brasil resume-se ao sul/sudeste.

    Curtir

  11. Lamentável, mas eu sei de perto o que é isso, moro a 2 meses em SP e ainda me perguntam se andamos de canos em Manaus… Ignorância… parabéns Aninha pela iniciativa…

    Curtir

  12. Olha se minha opiniao vale alguma coisa aew vai ela, pessoas com um pouco do ridiculo como bandeira e opiniao vai entender que num pais como o nosso opinioes desse tipo so revelam uma situação que se encontra oculta e por baixo do tapete em todos os lados…. Vcs ja viram alguma emissora de Tv de abrangencia Nacional falar do Norte do Brasil com frenquencia?? Eu nao conheço somente as pequenas pois tem liberdade editorial Rede Globo por exemplo so divulga acidentes tragicos e quedas de avioes a e roubos obvio ne rsrs o restante das outras melhoraram muito mais ainda falta muito nossa regiao como um todo faz parte desse BRASIL que um dia estara a nossos pes pois aquilo que mais desejam esta aqui o ouro do futuro,Vcs vem alguem aqui do Norte ou mesmo do Amazonas falando dessas enchentes horriveis mais parecem as cheias amazonicas rsrs por no sul ou sudeste do Brasil ?? Nao ! Sabe pq ? Estamos acostumados com isso e sabemos que essa situação so ira mudar quando pessoas que um cerebro pequeno como o desse cidadao deixar de escolher os seus governantes errados um abraço

    Curtir

  13. SIM ANA ME DESCULPE, mas voltando o que falei antes serve pra essa outra pessoa e não pra vc querida, vi vc no twitter do SDS e da agecom. MAs é porque fiquei tão indignada que acabei falando com a pessoa ERRADA, mas enfim o que disse antes vale para as pessoas que não respeitam o nosso BRASIL E A AMAZÔNIA.

    parabéns ANA

    Curtir

  14. Acho que @jorgeannynl não entendeu que eu falei que dizem que Brasília “só tem corrupto” e não que “só tem corrupto em Brasília”. São coisas muito difetentes e não sou tão ingênua assim pra dizer isso, ok?! E sim, existe muita gente ignorante que fala isso sim.. Gente nas mídias, como a Hebe Camargo que deu muito o que falar…

    Curtir

  15. Infelizmente isso ocorre, até com uma certa frequência. Estou morando em BH cerca de 8 meses, já pude presenciar algumas situações até constrangedoras quanto a minha origem e etc. Depende muito também do lugar e das pessoas (Educação, classe social, etc). Por causa de minha origem também já passei por situações muito boas por aqui. Como falei varia muito de pessoa pra pessoa. Mas que acontece, acontece. Acho que não só Manaus, como toda a região Norte está procurando a sua independência dos outros Estados do País, isso tem seu lado bom e ruim. Porém vejo com bons olhos o crescimento e desenvolvimento de Manaus. E não me importo mais tanto com o reconhecimento das pessoas ou de outros Estados pra pegar algum tipo de aval dizendo que somos bons ou que estamos bem. Temos que caminhar com nossas próprias pernas e ir buscando um bom caminho nós mesmos. Se quiserem conhecer a região Norte, que tenham que ir até lá, de barco se possível.

    Curtir

  16. É isso aí, Aninha! Precisamos de respeito, sim. Acontece que muitas vezes o respeito é secundário. É decorrente de educação. Educação pode ser apresentada, entre outras formas, como saber falar e saber calar, também. Ao colega de Comunicação, Lucas Dornellas, me parece que falta um pouco de pesquisa sobre o que se propõe comentar, criticar, enfim (sem falar que precisa melhorar, e muito, os conhecimentos sobre língua portuguesa). Mais uma vez, reforço que a internet está consolidada como o meio de comunicação mais democrático e de livre expressão. Contudo, a responsabilidade de cada um referente ao que se opina é inerente. Portanto, aos internautas como Lucas Dornellas, uma dica: esteja sempre preparado para receber apoio e críticas. Fale bem ou fale mal, aguarde as consequências. Acredito que Lucas Dornellas até saiba disso, mas lhe falta discernimento para comentar apenas o que pertence à sua bagagem cultural. Do contrário, a falta de fundamentos específicos, caracteriza preconceito, sim. E para um bacharel em Relações Públicas, emitir opinião sem levar em consideração essa responsabilidade com a informação é um atestado de despreparo, ignorância e até ingenuidade. Não esqueçam, amigos internautas, internet é uma vitrine constante.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s