Série- Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Gostei muito deste Museu! Só não foi melhor o passeio porque é proibido tirar fotos e filmar na maior parte dele. Onde foi permitido eu registrei o momento. 😉

Aprendi um pouco sobre a história da sociedade maranhense do século XIX. Foram tantas informações, que seria impossível eu conseguir divulgar tudo em um post apenas. Recomendo a todos!

Foi engraçado visitar cada espaço e ver que no Museu, que era uma antiga casa da elite maranhense, havia sala da moça, do rapaz, do casal, de música e outros. Tudo com os devidos detalhes daquele século!

Dentro do Museu também há uma galeria com fotos de grandes intelectuais maranhenses, como por exemplo, Aluisio de Azevedo, autor de “O Cortiço”.

Gostei de entender também como a cultura inglesa, francesa e portuguesa influenciou no Maranhão.

FATO CURIOSO:

Dentro do Museu, há uma espécie de armário/estante gigante, que o ex-presidente da Argentina, Julio A. Roca, deu de presente ao Governo do Maranhão, no século XIX. O  presente foi feito especialmente para o Estado e, nele, há uma mensagem gravada que é uma homenagem ao Maranhão pela sua intelectualidade. Tá pra ti?

Gente fiquei boba porque a estante é gigante e ainda há um busto do presidente argentino e outros militares argentinos da época. Perguntei a guia do Museu sobre o motivo do presente, mas nem ela soube me dizer.

Porque será? Será que o presidente argentino estava apaixonado por alguma maranhense? Será que ele era apaixonado pela literatura da região? Será que ele foi ao Estado e gostou tanto que resolveu mandar um presente depois? kkkk …Mil perguntas!

O Maranhão é lindo e rico em cultura, só por isso já seria um bom motivo. 😉

Aguarde mais posts da Série sobre o Museu: mais fotos e série de vídeos também! 😉

Gostaram? o/

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s