Palácio Anchieta, vem!

Que tal conhecer quatro séculos de cultura capixaba? Gente eu conheci e recomendo para quem estiver de férias em Vitória! 😉

História

No início, o lugar era chamado de Colégio de São Thiago (administrado por jesuítas até a época da sua expulsão do Brasil em 1759). Depois foi chamado de Palácio do Governo.

Segundo o guia, o local era bem mal administrado e não havia limpeza. Tudo mudou quando a família real avisou que visitaria o Espírito Santo e o governo resolveu investir para que o Palácio ficasse apresentável para hospedar Dom Pedro II. Viu só essa marmota?

Apenas em 1945 o local passou a ser denominado Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. Totalmente restaurado o Palácio está lindo e cheio de surpresas para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura capixaba.

Há uma sala inclusive com as fotos de todos os Governadores do Estado. Outra curiosidade é que nele também há uma sala onde foram guardados os restos mortais do padre José Anchieta.

Curiosidade

O que mais achei engraçado da visita ao Palácio Anchieta foi a explicação do guia sobre uma telha do século XVI. Ele disse que as telhas do Colégio eram feitas pelos escravos e o molde usado eram as coxas dos mesmos. Como as coxas era de formatos diferentes (claro!), as telhas também eram e o trabalho não ficava de boa qualidade. Então nessa época começou a ser usada a expressão “feito nas coxas” (semelhante a fazer de qualquer jeito)  🙂

telha e outros objetos em exposição no Palácio
telha e outros objetos em exposição no Palácio

Serviço: A entrada é gratuita. O Palácio Anchieta está localizado a Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro de Vitória. Telefone: 27-3636-1032.

Vem!!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s