Série – #IncentivoCultural – o início

Quando eu decidi criar o Blog Prestenção (29/11/2007), a minha ideia era apenas divulgar a cultura amazonense. Depois de quatro anos eu já fiz isso e aumentei a abrangência dele incluindo lugares por onde passei: Distrito Federal, Pará, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e outros…

A “casa” do Prestenção até então era no WordPress. O que eu fazia? Pesquisa eventos culturais (principalmente aqueles que não eram tão divulgados) e fazia vários posts. Além disso fui fazendo contatos. Outra tática bastante usada pela minha pessoa era: toda vez que chegava em uma cidade, mapeava a programação cultural (especialmente Centros Históricos e Museus).

Confesso que sempre tive dificuldades de encontrar uma boa produção de conteúdo sobre cultura na web por vários motivos:

  • As pessoas criam blogs bacanas, mas abandonam…
  • Os blogs começavam a divulgar festas que tinham $$ para bancar propaganda em TV e tudo. A cultura alternativa fica sem espaço…
  • Eu procurava algo mais alternativo: entre textos sobre cinema, exposições, rock, livros e até ópera. Complicado né?

Acredito que a produção cultural no Brasil é muito boa sim! Faltam muitos incentivos e por isso eu decidi fazer esta blogagem coletiva #IncentivoCultural. Este é o primeiro post, pois pretendo fazer uma série contando a saga de ser blogueira de cultura nos últimos 4 anos e ainda divulgar algumas críticas sobre políticas públicas voltadas para esta área.

Antes de concluir o primeiro post desta Série, deixo um “causo” aqui:

Posso citar como exemplo de viagem com história mais bacana…uma que fiz ao Maranhão (novembro/2010). Foi tão bacana conhecer a cultura deles que eu fiz uma Série de posts com vídeos sobre o Museu Histórico e Artístico do Maranhão!  No post primeiro post sobre o lugar eu contei como um presidente da Argentina mandou mega presente para São Luís. Quais os motivos? Mistério….

Se você quiser participar será mega bem vindo (a)!! Basta fazer um post no seu blog e divulgar com a tag #IncentivoCultural.  No dia 29/11 vou fazer um post com link da galera que participar da iniciativa. Quem sabe podemos criar ideias/projetos bem bacanas! Simples né?

P.S: Se você só tiver Facebook tá valendo post em forma de nota também.

Have fun! :-)

Comente!

