Drácula (a história nunca contada) – o filme

Realmente me surpreendeu. O filme tem uma excelente fotografia! Na busca por uma nova abordagem da história do Drácula, é possível ter até um certo carinho pelo vampiro. Afinal, o Vlad Tepes só quer defender sua família e seu reino. Acredito que esse destaque para luta – mas com bondade- é que faz o filme ser diferente.

Lógico que é uma abordagem mais comercial. Afinal os filmes “precisam” de heróis. A verdadeira história do mito é outra que depois vou comentar.

Vlad DráculaO pai de Vlad o entregou quando era criança para lutar pelo exército turco. É uma tradição, visto que a Transilvânia depende deles. Já adulto, ele recebe os turcos para que levem seu pagamento de impostos. Na ocasião ele é informado de que seu reino precisará entregar 100 meninos para lutar novamente – incluindo seu filho. Aí começa o filme!

Vlad não entrega seu filho, nem os outros meninos do reino. Ele busca auxílio em um ser que mora na Montanha do Dente Quebrado. Esse ser que lhe dá todos os poderes para lutar contra os turcos.

Lá vem história

Vlad Tepes Dracula

Então, a história do Vlad é tão complexa que podemos resumir como um líder que lutava contra a invasão do Império Otomano. Era um cavaleiro cristão, que pertencia à Ordem do Dragão. Nessa luta contra os turcos houve traição na própria família de Vlad.

Depois de muitas lutas – e do suicídio de sua mulher de uma das torres do Castelo de Poenari – ele retorna à Transilvânia. Era um líder cruel e conhecido por empalar suas vítimas.

A história de Vlad ficou bem conhecida após o irlandês Bram Stoker escrever o famoso romance gótico de Drácula no fim do século XIX.

Bram Stocker

Encontrei este documentário sobre a história do real Vlad Tepes:

Para quem quiser pesquisar mais recomendo o site de Elizabeth Miller: Dracula’s Homepage.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s