Documentário sobre Cleópatra – como era e como foi relatada por romanos

Aproveitei o dia para pesquisar alguns documentários sobre a história de Cleópatra. Documentários mesmo. Nada de filmes hollywodianos.

Além da mudança de visual, é interesse observar o que dizer os historiadores/arqueólogos sobre como seria a personalidade dela. Uma coisa é certa: desconfie de tudo que estava escrito até então. Afinal a história foi contada por quem a derrotou: os romanos.

Captura de Tela 2015-11-02 às 10.56.51 AM

No documentário “Egito Revelado”, do Discovery Channel,  são apresentados vários argumentos do quanto  a imagem de Cleópatra era modificada de acordo com o público-alvo. Ela – que era descendente de gregos – se mostrava com as características dos ancestrais nas moedas que eram usadas como pagamento para os povos estrangeiros. Dentro do Egito era esculpida com imagem que também identificariam a deusa Ísis.

Bem diferente do estilo de Hollywood, Cleópatra na verdade teria a pele morena com cabelos encaracolados (ou trançados).  Para chegar a essa imagem foram feitos testes de visualização usando a suposta imagem dela esculpida em um anel egípcio.

Além do visual, a história contada pelos romanos é que ela era uma mulher que tinham relação com todos os homens (não só os poderosos imperadores romanos). Além dessa suposta conquista (ela teve um filho com Julio César e três filhos com Marco Antonio), ela também teria sido uma mulher muito culta. Afirmam que falava de 9 a 10 idiomas, além de incentivar a cultura para o povo egípcio.

Aos que tiverem curiosidade, recomendo aqui o vídeo:

Também assisti o documentário “A verdadeira Cleópatra”, em que se dá mais destaque à vida dela com Marco Antonio. Ela seria uma grande estrategista política que visava governar o mundo além do Egito.

Cleópatra tentava ser uma líder popular. Antes dela, todos os faraós só falavam grego. Ela aprendeu a falar a língua dos egípcios e adotou a religião deles.

Como gestora era excelente porque suas leis e providências durante as crises faziam com que o Egito continuasse uma terra muito rica. Tão rica que salvava Roma de muitos problemas financeiros.

Com tanta maestria diplomática e que desafiava o poder dos homens romanos, é normal pensar que sua história foi deturpada nos últimos anos. Tudo que está escrito em grego ou latim sobre ela, passa a imagem de uma mulher sedutora e sem escrúpulos. Mas graças ao estudo dos hieróglifos, cada vez mais se conhece a legislação criada no seu tempo.

Para quem quiser conhecer, veja este outro documentário:

E aí, gostaram?

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s