Resenha do livro Um Ano Inesquecível

Comprei o livro “Um Ano Inesquecível” para conhecer a narrativa criada pelas atuais personalidades da Literatura Brasileira. Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Babi Dewet lotam os eventos da área nos últimos tempos.

Eu, como escritora iniciante, resolvi conhecer essa obra que reúne produção de todas essas autoras. O texto da Paula Pimenta foi muito fácil e empolgante. Quando o capítulo “Inverno” foi terminando, fui ficando angustiada porque queria saber mais da vida de  Benjamín e Mabel.

Captura de Tela 2016-07-05 às 10.09.09 AM

A Mabel apresenta um perfil psicológico bem comum para a idade. Tinha seus amigos e amores acomodados. Quando surgiu a oportunidade de passar alguns em Valle Nevado, Chile, foi como a destruição da sua zona de conforto. A partir de então, a autora descreve a transformação da personagem. De neurótica com o mundo que ficou a extasiada com as novas oportunidades que vão sendo apresentadas a ela.

O outono, da Babi Dewet foi mais brando. Coloquei diversas músicas no meu Spotify que eram sugeridas ao longo da história. Assim pude imaginar o tipo de pessoa que o personagem João era. Da mesma forma como foi interessante conhecer a história de Anna – uma menina que viva com pressa, que não gostava de música (!!) e que estava agoniada porque seu destino era ser advogada.

A área ao redor do MASP é descrita tantas vezes que até me senti lá…

A primavera da Bruna Vieira apresenta a história de vida da Jasmine e seus problemas com Matemática. Além de todos os problemas de fim do mundo que uma adolescente acha que tem, a cena aos poucos vai ganhando tons pastel de rosa, roxo e azul turquesa.

Aos poucos senti até certa raiva da Jasmine. Aqueles sentimentos bobos em relação ao Davi, mas aí lembrei que um dia todos têm esse tipo de ilusão…rs

O verão de Thalita Rebouças foi o mais SURPREENDENTE! O seu estilo é de poucas descrição e mais diálogos. Com muitas exclamações!

Ela conseguiu mudar o rumo total da história. Eu comecei o capítulo acompanhando a loucura da “irmão do namorado da Kero-Kero” para ser a nova celebridade do momento. Depois eu descobri que a história na verdade era sobre o casal Guima e Inha. Não farei spoiler, então você vai ter que ler a obra para entender porque este foi o capítulo mais imprevisível de todo o livro!

E você (que já leu), gostou? =)

Creio que foi super interessante para conhecer a escrita dessas autoras tão famosas. Não diria que é um livro apenas para adolescentes. Alguns capítulos realmente conseguiram prender a minha atenção e me deixar angustiada com o final! 😉

 

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s