Como conhecer as principais universidades da França?

Em 2014 participei de vários seminários em universidades da França. Quanto foi gasto? Zero Euros.

A participação em eventos universitários é excelente para quem está aprendendo a falar o idioma local. Você vai escutar diferentes sotaques, vai ter incentivo para fazer perguntas e tirar dúvidas e aprender novas palavras para seu vocabulário,

Até então eu não tinha nenhum colega que tivesse feito isso para me orientar. Geralmente as pessoas procuram agências e fazem intercâmbio. Aí pelo intercâmbio já têm uma agenda de estudos.

Eu comprei as passagens para Paris (era minha segunda vez seguida) e comecei a pesquisar por eventos nos sites da universidades. Principalmente a Sorbonne, claro!

Em geral você precisa preencher algum formulário para fazer a inscrição e nada mais. Para aqueles eventos sem inscrição online, eu fiz da seguinte forma: FUI lá na hora do evento e me apresentei como estudante de Francês. Pronto. Todos me deixaram participar.

Participei de 4 seminários durante 10 dias. Foi enriquecedor! Fui muito bem tratada pelos professores e alunos. E olha que meu Francês era apenas nível intermediário.

Na época acessei os sites da Université Paris-Sorbonne e da Université Paris 8 (que fica em Saint-Denis). Você também pode!

Deixo aqui alguns registros dessa aventura!


img_5257 img_5259 img_5305 img_5311 img_5314 Gostaram? Em breve vou compartilhar mais dicas!


Você tem alguma sugestão de pauta de lifestyle? Envia pra mim aqui no Blog contato@prestencao.com , no meu Facebook , no Twitter ou no Instagram. Combinado? 😉

Comente!

